IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Está em Olinda/Pernambuco, a mais antiga igreja dedicada a NOSSA SENHORA DE GUADALUPE no Brasil, uma das poucas no País sob a invocação da Padroeira de toda a América Latina.
Construída em 1626, pela devoção dos “homens pardos” (descendentes de escravos e senhores brancos, libertos ou escravos) da antiga Villa d´Olinda, foi o espaço onde esses passaram a assistir Missa, proibidos que eram de faze-lo nos “templos para brancos”.
É uma igreja de fachada simples com uma única torre sineira, erguida em um monte não muito alto, diante de um pátio e com uma grande escadaria de acesso, visível à distância... Dela se descortina bela paisagem.
Seu interior simples, que guarda a pedra tumular do seu fundador, Manoel de Carvalho, assinalando a sua morte em 1629, sofreu alterações com o incêndio ateado pelos holandeses, em 1631. O retábulo do seu altar-mor foi substituído no começo do século XX, após a destruição da antiga Matriz de São Pedro Mártir e a destinação dos altares daquela igreja para outras existentes na Diocese. No centro do conjunto está a pintura de Nossa Senhora de Guadalupe, em tela vinda do México, onde surgiu essa devoção mariana. No centro da abóbada do teto a imagem da patrona da igreja também aparece, em pintura.
A festa da Virgem de Guadalupe acontece em torno do dia 12 de dezembro, consagrado a N. Sª de Guadalupe, Padroeira do México e da América Latina, assim intitulada em 1945, pelo Papa Pio XII e tem origem na aparição da Virgem a um príncipe indígena mexicano, Juan Diego, em 1531, deixando impresso no seu manto um sinal de que era realmente a Mãe de Deus.
Á Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe de Olinda é uma das construções religiosas dos “sítios históricos” da Cidade Patrimônio Mundial.